Movimentos (2012) 

Movements (2012)

I

Quando dei-me conta eu a estava fotografando; além disso era também fotografado por ela. Imersas nas contingências de um relacionamento labiríntico, essas ações significavam tentativas mútuas de estabelecer um canal de comunicação. A narrativa constitui um fragmento poético dentro do universo complexo e por vezes ambivalente que é a relação entre duas pessoas, onde, uma vez tornado ficção, seus personagens se expandem (e ao final tudo se transforma em música). 

When I realized I was shooting her; besides that she also photographed me. Immersed in the contingencies of a labyrinth type relationship those actions meant attempts to establish a mutual communication channel. The narrative is a poetic fragment inside the complex and sometimes ambivalent universe that is the relationship between two people, where, once made fiction, its characters are expanded (and at the end everything turns into music). 

II

Essa série foi produzida no intervalo de apenas quinze dias como resposta a um acontecimento repentino. 

This series was produced in an interval of just fifteen days as a response to a sudden event. 

III

(...) "Eu não tenho memória de nada. Simplesmente não lembro mais. Eu sei que estive em Tóquio, sei que foi na primavera de 1983...Eu sei. Eu estava com a câmera, e fiz imagens. Essas imagens agora existem e tornaram-se a minha memória. Mas eu não consigo não pensar...Pensar que, seu tivesse ido lá sem a câmera, eu conseguiria lembrar melhor agora. Tóquio foi como um sonho. E hoje minhas próprias imagens parecem ter sido inventadas como quando, após muito tempo, você encontra um pedaço de papel no qual você transcreveu um sonho na primeira hora da manhã. Você lê com assombro, e não reconhece nada...Como se tivesse sido o sonho de outra pessoa." Wim Wenders, em TOKYO-GA.

A idéia de deriva, de deslocamentos solitários no espaço geográfico, foi pensada originalmente para ser empreendida em ciclos. Para além da teoria, é simplesmente uma forma de estar no mundo – quem a possui é capturado de tempos em tempos.

(...) "I have no memory of anything. Just do not remember. I know I was in Tokyo, I know it was the spring of 1983 ... I know. I was with the camera, and took pictures. These images now exist, and became my memory. But I can not stop thinking ... thinking that if I had gone there without the camera, I could remember better now. Tokyo was like a dream. And today my own pictures appear to have been invented as when, after a long time, you find a piece of paper on which you transcribed a dream in the first hours of the morning. You read with amazement, and do not recognize anything ... As if the dream of someone else. " Wim Wenders, in TOKYO-GA.

The idea of drifting, of solitary displacement in geographic space, was originally conceived to be taken in cycles.Apart from theory, it is simply a way of being in the world – who owns it is caught from time to time.

IV

Recorrência

Recurrence